Frequentemente se diz que vivemos num século onde a ciência e a tecnologia se desenvolveram muito mais do que em toda a existência humana anterior. Porém, não se pode afirmar que essas importantes e inegáveis conquistas do homem tenham lhe proporcionado uma grande transformação a respeito da ética e da moral.
O homem tem a necessidade de trabalhar para fazer frente aos encargos com alimentação, roupa, moradia, diversão, etc. Até uma sadia disputa para melhor se colocar na sociedade se compreende na atividade material do ser humano. Mas, os modernos meios de comunicação como o eletrônico, têm, através de sofisticados processos, o poder de conduzir o homem ao consumo desenfreado, levando-o cada vez mais a investir em coisas materiais, esquecendo-se de sua essência espiritual. Não é somente a forma humana que distingue o homem do animal, mas aquilo que ele oferece, e como usa os valores que lhe são inerentes.
Assim, a par do currículo necessário para instruir o estudante e prepará-lo para desenvolver uma atividade profissional e ocupar o seu espaço no mundo, a sociedade tem o dever de melhor prepará-lo também para o relacionamento com o mundo e quem o cerca.
Todos são dotados de inteligência, se estudar e lermos sempre, a inteligência irá nos proporcionar conhecimento, lembrando que somos dotados também de sensibilidade que deverá dirigir ao conhecimento e a conduta respeitando a ética, a verdade e a justiça, a base dos valores humanos.
Assim, transformaremos o mundo em um local mais igual, onde as oportunidades para uma vida próspera existirá para todos nós.