Um pouco de educação não faz mal a ninguém. Mas no trabalho, o cuidado com ocomportamento deve ser dobrado. Afinal, o nosso cartão de visitas somos nós mesmos. Por isso, existe a chamada “etiqueta corporativa”. Trata-se de algumasregras que são estabelecidas sobre a maneira como você deve se comportar no mercado de trabalho, seja com colegas ou superiores, em reuniões ou em eventos.
E a boa apresentação pessoal em todas essas situações é, no fundo, o resultado do balanceamento ideal entre o profissionalismo e o bom senso. Saber que o ambiente corporativo é voltado exclusivamente para tarefas de trabalho é essencial para quem quer ser levado a sério. Além disso, estar à vontade no ambiente corporativo não significa deixar de cuidar da sua aparência, da pontualidade e, claro, de ser educado. Abaixo, algumas falhas bem comuns quanto à etiqueta empresarial.
Ferramentas de trabalho: a empresa disponibiliza ferramentas como MSN, e-mail, internet e telefone. Mas geralmente as pessoas abusam dessas ferramentas. O e-mail não serve para, por exemplo, trocar piadinhas com os colegas. Assim como o MSN não deve ser utilizado para conversas paralelas. A internet também não escapa: ela é uma fonte de pesquisa (mas que deve estar relacionada ao seu trabalho). Do mesmo jeito, o telefone é uma ferramenta que a empresa disponibiliza para que você possa realizar suas atividades e não para fazer ligações particulares. Todos esses usos indevidos tomam um tempo danado do seu trabalho. Tempo esse que você poderia estar dedicando a ele.
Vestimenta: a maneira de se vestir também é muito importante, principalmente para as mulheres, que possuem uma gama maior de opções de vestuário. Deve-se evitar transparências, decotes e roupas justas, assim como os homens devem evitar roupas esportivas. Mesmo às sextas-feiras, que geralmente é o ‘casual day’ dos escritórios, você precisa ter em mente que aquele é o seu ambiente de trabalho. Então, tudo bem usar uma calça jeans, mas nada de bermuda ou mini-saia.
Reuniões: o primeiro aspecto é não chegar atrasado. Uma outra questão: não deixar o celular ligado (atender, nem pensar!). A maneira de se colocar também é bastante importante. Por isso, deixe seu colega falar, não atropele ninguém e tenha em mente que todos terão a oportunidade de expressar suas ideais e opiniões.
E você, pratica a etiqueta empresarial?
Fonte: Mais Estudo