INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO
CENTRO ACADÊMICO DE ADMINISTRAÇÃO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CAAD 2011/2012
Belém – PA
2011
Sumário
1. Apresentação
O Centro Acadêmico de Administração atua e assim é reconhecido, como uma entidade estudantil e é apresentado em seu universo de ação com a sigla CAAD, que tem como objetivo principal buscar e proporcionar melhorias para a Faculdade de Administração. Sendo constituído e gerido pelos discentes e atuando sempre em prol dos discentes.
A Faculdade de Administração, na qual o CAAD é organizado, é vinculada ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Pará sediada na cidade de Belém, capital do Estado do Pará. Tendo cursos de graduação, em bacharel em Administração na modalidade presencial e bacharel em Administração Pública na modalidade á distância, além de vários cursos de especialização nas duas modalidades citadas.
O CAAD é uma entidade básica estudantil, sendo o primeiro contato dos estudantes com as organizações estudantis, que tem por finalidade sensibilizar com a situação e os percalços da faculdade, da universidade e da realidade educacional e acadêmico, na qual está inserida. Procurando formas e maneiras conjuntas, com os agentes em questão, de contornar e transpor as barreiras encontradas. Sendo de fundamental importância no desenvolvimento da educação superior brasileira.
O Centro Acadêmico de Administração da UFPA é organizado e estruturado, com respaldo político, tendo direito e obrigação estabelecidos na Lei Nº 7.395, de 31 de outubro de 1985, garantindo sua presença na sociedade civil. Junto do Estatuto e do Regimento Interno da Universidade Federal do Pará e o Regimento Interno do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, na qual a Faculdade de Administração está inserida e conseqüentemente o CAAD, além do estatuto da Faculdade de Administração, forma o conjunto de legislação que concedem ação dentro da universidade, podendo atuar de modo livre e democrático entre todos os agentes em questão
Nos anais da história o CAAD, sempre teve uma participação ativa nas lutas por melhorias, mesmo sem comprovação, relatos e histórias são repassadas por alunos e antigos alunos, além dos professores, que lembram os indivíduos e as conquistas alcançadas no passado. Tendo uma característica peculiar e fundamental em todos os anos, e assim continuará, a união e o reconhecimento dos alunos para com os integrantes do CAAD, desde como simples fato da confecção das carteirinhas até a disposição de professores em sala de aula, além de muitas conquistas estruturais e políticas dentro da Faculdade de Administração, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas e da Universidade Federal do Pará.
Sendo uma entidade básica estudantil, o CAAD reconhece o Diretório Central dos Estudantes da UFPA – DCE, com uma estrutural de fundamental importância na reunião de todos os centros acadêmicos da UFPA, no qual são discutidos e apreciados de maneira críticas todos os assuntos de relevância da universidade, e principalmente, as peculiaridades de cada curso. Culminando em sugestões ou propostas, reivindicando ou criticando ações ou falta delas, a serem encaminhadas a administração superior.
Num campo regional, o CAAD reconhece a União Acadêmica Paraense - UAP, conselho de inserção dos estudantes do Estado do Pará, com intuito de contribuir no desenvolvimento das políticas educacionais do estado.
Na demanda nacional, além de organizadora do movimento estudantil brasileiro, o CAAD reconhece a União Nacional dos Estudantes – UNE, órgão máxima de congregação estudantil, na qual todos os DCE’s e CA’s estão inseridos e reunidos para discussões de políticas de educação na âmbito nacional. Agente de grande importância nas mudanças educacionais e sociais, tendo como força a sua história e seus indivíduos, atuando sempre de modo expressivo e categórico nas questões dos interesses estudantis, ou políticas que ferem os direitos dos estudantes.
Os estudantes atuando de maneira presencial em todas as esferas políticas, organizados de forma plural e democrática contribui para o desenvolvimento do Brasil, sendo verdadeiros estudantes, transformadores de sua realidade, não apenas meros espectadores.
2. Missão
Ser referência no movimento estudantil da UFPA por meio de uma gestão participativa, atuando de forma efetiva na solução das demandas dos discentes da FAAD, através das vias legais e ética, contando com parcerias comprometidas para o crescimento do curso.
3. Visão
Consolidar-se em 2011-2012 como um Centro Acadêmico reconhecido por prestar serviços fundamentais a toda à comunidade acadêmica do curso de Administração, sendo referência para os alunos tirarem suas dúvidas e solucionarem seus problemas, desde o estudante na recepção dos calouros, até o estudante que está assinando o diploma, obtendo o reconhecimento e respeito de todos os estudantes, professores, coordenadores e diretores de todos os cursos pela excelência dos trabalhos desenvolvidos.
4. Objetivo Geral:
Promover a integração e participação de todos os discentes da FAAD para evolução do curso.
4.1Objetivos Específicos:
Promover a interação dos alunos em atividades acadêmicas, culturais e esportivas da UFPA;
Lutar pela elevação do nível de ensino, pesquisa e extensão, aperfeiçoando a formação acadêmica;
Proporcionar mecanismos de aplicação de teorias em práticas.
Representar e difundir os interesses e diretos dos discentes na FAAD, UFPA e outras entidades estudantis.
5. Valores
I. ÉTICA;
II. TRANSPARÊNCIA;
III. COMPROMISSO COM OS DISCENTES DA FAAD.
6. Desenvolvimento
O Centro Acadêmico de Administração é um movimento estudantil, e como todo movimento estudantil tem o caráter de movimento social e político, em que tem como finalidade transformar sua realidade e dos indivíduos ao seu redor, conseguindo importantes transformações para a construção de um futuro comum e próspero.
Mas nunca devemos esquecer que somos um movimento estudantil, que tem como cenário principal a Faculdade de Administração, o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas e a Universidade Federal do Pará, e que para tanto, necessitamos de espíritos de liderança, ávidos por mudança, mais que principalmente tenham o coletivo com base de seus princípios, pois sempre se estará buscando melhorias em prol do grupo.
Entretanto, todo empreendimento, mesmo sem finalidades lucrativas, precisa de organização e planejamento, e como estudantes do Curso de Administração, entendemos e achamos intrínsecos tais procedimentos, na intenção da longevidade e sucesso do projeto. Outro fator chave nesse processo seria a oportunidade de aplicação das teorias de sala na realidade do cotidiano, podendo sentir as cargas de responsabilidades e os futuros bônus de uma atividade acertada.
O Centro Acadêmico de Administração desenvolverá a gestão pela autogestão e co-responsabilidades, mesmo tendo uma hierarquia organizacional, mas nós como movimento estudantil, e também social e político, no qual o coletivo é primordial.
Portanto, nossa autogestão é consistida na competência de mantenedora do CAAD, por meios humanos, administrativos e financeiros, conseguindo vitalidade e longevidade para o mesmo, mas sempre de maneira autônoma, ética e moral, perante seus agentes e seu ambiente. A co-responsabilidade corresponde à divisão e cumplicidade das responsabilidades, ou seja, todos os indivíduos pertencentes ou não da organização, mas que por ele são atingidos ou influenciados tem suas devidas responsabilidades, tanto nos bônus quanto no ônus. Pois todos estarão almejando o mesmo final, e a indiferença não retira ou diminui seu encargo.
Entretanto, para justificarmos nosso modo de gestão, devemos integrar em nosso corpo organizacional estudantes que consigam coordenar as atividades administrativas e culturais do Centro Acadêmico de Administração. Sugerindo, aqui, quatro etapas, a sensibilização, a organização, a implantação e a continuação.
A fase da Sensibilização é uma das principais etapas, pois ela consiste em angariar os futuros integrantes que participaram ativamente do CAAD, ou até mesmo os futuros apoios. Incide em explicar as funcionalidades de um Centro Acadêmico, como:
· O que é um Centro Acadêmico?*
O Centro Acadêmico é a representação máxima do discente. È organizado e mantido pelos alunos de cada faculdade e funciona como elo de ligação entre os estudantes, a Coordenação e Direção da Instituição. Um dos seus propósitos é unir estudantes para atividades que podem ser realizadas durante o tempo de gestão (1 ano) de cada chapa que for eleita para desempenhar o que foi proposto.
· O que faz um Centro Acadêmico?*
Encaminha e busca soluções para os problemas acadêmicos e, acima de tudo, faz valer seus direitos, através da promoção de palestras, encontros estudantis, reuniões para discussões internas com o DCE (Diretório Central dos Estudantes), Coordenação do Curso e com a Diretoria da Faculdade.
· Qual é a importância do Centro Acadêmico?*
Um Centro Acadêmico organizado, com respaldo político junto aos estudantes, professores e técnicos-administrativos é uma importante arma no combate às iniciativas que visam prejudicar os estudantes e que desrespeitam a democracia do curso. Em suma, um Centro Acadêmico crítico e participativo contribui para a melhoria da qualidade nos debates em sala de aula, e conseqüentemente, do curso em sua faculdade.
*http://www.fenead.org.br/portal/node/29
· A UNE tem uma distinção muito boa sobre o que faz um Centro Acadêmico?
O Centro Acadêmico é o núcleo central de toda a rede do Movimento Estudantil. É nosso canal mais próximo ao estudante de cada sala de aula. Só com Centros Acadêmicos fortes e atuantes espalhados pelos quatro cantos do país que poderemos ter um movimento estudantil forte. A força da Une se assenta na força e responsabilidade dos Centros Acadêmicos. Por isso é preciso fortalecer essas entidades.
Cabe ao Centro Acadêmico realizar as discussões com os estudantes do curso para encontrar soluções para os problemas enfrentados, seja na relação com os professores, temas vinculados aos conteúdos e currículos dos cursos, ou mesmo questões administrativas.
O Centro Acadêmico deve ser um fiscalizador das atividades da instituição, lutar contra o aumento das mensalidades e contra as ações que firam o direito dos estudantes inadimplentes, por exemplo. Nas universidades públicas, deve observar as formas de aplicação dos recursos e a transparência na gestão da instituição lutando contra o sucateamento da universidade.
A diretoria do Centro Acadêmico deve garantir que haja representação discente nos departamentos, colegiados, congregações, nas Comissões Próprias de Avaliação – CPA’s que fazem parte do Sinaes – Sistema Nacional de avaliação da Educação Superior.
O Centro Acadêmico deve, também, organizar atividades acadêmicas (palestras e seminários, festas, confraternizações, a calourada, festivais de arte e cultura, atividades esportivas, etc). Ser um espaço de vivência e de referência par os estudantes do curso.
Por ser o principal elo entre os estudantes do curso e as entidades gerais (DCE, UEE e UNE), o Centro Acadêmico deve estar em sintonia com o calendário do movimento estudantil e participar das atividades da UNE e das UEE’s.
(Retirado da Cartilha – Campanha da UNE pela Construção e Cadastramento de Centros Acadêmicos, 2007-2009)
A fase de sensibilização pela contextualização é uma etapa que não possui um fim, estando em constante renovação e fortalecimento, pois atua pela própria sensibilização e pelo exemplo, ou seja, respectivamente, terá o trabalho de convencer os alunos a estarem participando no movimento e de suas atividades, no outro lado, corresponde a convencer os discentes pelas atividades do centro, atuante terá muitas vitórias, atraindo-os.
Portanto, sempre se estará precisando de mais indivíduos e que estes continuem até sua permanência na faculdade, e posteriormente também, contribuindo com o apoio. Sendo uma fase de extrema necessidade e importância, fornecendo os agentes que são os pilares do movimento estudantil.
Ressaltemos que todos os estudantes regularmente matriculados são membros do Centro Acadêmico de Administração, entretanto, há entre os discentes os participantes ativos e os participantes de apoio do Centro Acadêmico. Os participantes ativos são os que estão na parte administrativa da organização, com suas devidas funções e obrigações estando no dia a dia das atividades. Os participantes de apoio são os que não estão oficialmente na parte administrativa da organização, mas são de grande estima, pois mesmo informais, estão sempre ajudando e cooperando com as atividades, o único diferencial é o não comprometimento efetivo com o movimento.
Na fase de organização, corresponde em orientar os estudantes recrutados para um direcionamento e um perfil pretendido, além de estabelecer metas a serem alcançadas. Precisando de muita tranqüilidade e paciência, sendo a parte de construção do planejamento do movimento, que deve ser orientado, conciso e focado, necessitando da contribuição de todos os membros ativos do Centro Acadêmico de Administração.
O Centro Acadêmico de Administração focalizou na reestruturação administrativa, acadêmica e política, pois nesta gestão se quer um movimento organizado e decido, mas com imagem ilibada perante os alunos da Faculdade de Administração, além de almejar imagem e liderança política dentro da Universidade Federal do Pará.
Sentimos a necessidade de enxergar e de delimitar o que cada função do Centro Acadêmico de Administração deva ter de responsabilidades e atividades, portanto:
· Presidente: o cargo máximo do Centro Acadêmico de Administração, possuindo a responsabilidade de representar o Centro em todos os ambientes. Devendo manter grupo sempre coeso e unido. Desenvolve as atividades de planejamento e direção, mas presente em todas as atividades de todos os membros do grupo.
· Vice-Presidente: além de representar o presidente em sua ausência, colaborando com o presidente em todas as suas atividades, juntamente com a supervisão dos membros.
· Diretor Financeiro: responsável por todas as atividades financeiras, além de tentar angariar fundos, patrocínios e parcerias
· Diretor Acadêmico: responsável pelas atividades acadêmicas da Faculdade de Administração, com a função de saber se as turmas estão tendo aulas normalmente, se os professores estão comparecendo, cadastrar o máximo de discentes em nossos sistemas de informação. Aproximar as relações com os alunos da modalidade à distância. Organizar atividades extracurriculares.
· Diretor de Esportes: encarregado das atividades esportivas do Centro, com a finalidade de congregar os alunos e o centro.
· Diretor de Eventos: a finalidade de organizar todos os eventos do Centro Acadêmico de Administração, mesmo sendo de outras diretorias.
· Diretor de Comunicação: responsável pela divulgação e promoção do Centro Acadêmico de Administração, utilizando a internet, como facebook, tuwitter, orkut, email, blog, site e outros meios. Além, de utilizar os outros meios como folders. Buscando, juntamente, com a diretoria financeira parcerias e outros contatos
No quesito acadêmico e político, sentimos a real necessidade de aproximação com os alunos do curso, além de participar mais das reuniões de instituto, faculdade, universidade e do DCE, sem esquecer-se de estabelecer parcerias com outros centros acadêmicos, conseguindo estabelecer muitos laços fortes, presente em todas as esferas de decisão da universidade.
A implantação é uma das etapas mais complicadas, pois consiste na aplicação do planejamento e suas respectivas metas, precisando de todos que se comprometeram no desenvolvimento e na evolução do Centro Acadêmico de Administração. Baseando-se sempre no nosso modelo de gestão, correspondente a, autogestão e a co-responsabilidades.
Começando os reais desafios com as tarefas diárias e os projetos mais elaborados, como os eventos, provocando a perspicácia dos membros em solucionar os problemas que irão surgir. Todos devem estar preparados e confiantes, aguardando sempre novas intempéries.
Trabalhando por meio de comissões, sempre composta por três pessoas, na intenção de dividir as tarefas do Centro, e entre o grupo, possuindo um coordenador pré-definido. Possuindo prazo para a finalização das obrigações, em que os todos os membros supervisionaram e apoiarão todas as comissões. Além da colaboração do diretor de cada seção o interesse respectivo para a conclusão de determinada atividade.
O Centro Acadêmico de Administração tem o ideal, mas principalmente, tem o dever de dar continuidade a sua caminhada, a qual não pertence a ninguém particularmente, mas sim ao grupo formado pelos discentes do curso. Nesta fase de continuidade, servirá, também, como avaliação, pois se entende que quando uma organização vai bem, todos desejam participar e dividir seu sucesso, portanto, queremos no final de nossa gestão, ter desenvolvido um ótimo trabalho, deixando assim, uma boa imagem, ansiedade e interesse para mais futuros participantes.
Favorecendo o prosseguimento de conquistas passadas, com as conquistas presentes e as conquistas que sendo sempre espelhos de alunos empenhados na transformação por um mundo melhor, nesse caso, iniciando na sua faculdade e extrapolando os muros da universidade, de seu bairro, da sua cidade, do seu estado, do seu país e do mundo.
7. Metas
Já mencionado e ratificado, o que seria qualquer organização sem suas metas, portanto, apresentaremos nossas metas a serem alcançadas:
7.1. Jurisdição: dentro dessa ordem pretendemos proporcionar ao Centro Acadêmico de Administração uma estrutura mais formal e legal perante a sociedade, iniciada pela elaboração desse planejamento, um marco, nunca feito antes. Nesse viés temos a criação de nosso estatuto, com a ambição de nossa legalização, com a criação de nosso CNPJ.
7.1.1. Estatuto; corresponde na estruturação jurídica de uma organização, definindo cargos, direitos e obrigações aos membros participantes.
7.1.2. Legalização; seria a criação do CNPJ da organização, respaldando seus atos, conquistando direitos e obrigações perante a sociedade
7.2. Informatização: uma das grandes falhas do movimento seria a falta de comunicação e a falta de um banco de informações que poderiam ser acessados pelos membros, para a simples divulgação ou a necessidade real de algum dado ainda não disponível. Observando nesse quesito, além de solucionar um problema, poderia ser transformado numa ferramenta da organização, no que tange a divulgação e promoção do Centro Acadêmico de Administração.
7.2.1. Email do CAAD: já existente, será convertido numa central de informações, contendo os emails dos alunos, turmas, de membros, professores e parcerias, mas todos irão servir como armazenamento de dados dos respectivos inquilinos. Utilizará o compartilhamento de todos os documentos, e outras ferramentas que esse utensílio disponibiliza, potencializando o mesmo.
7.2.2. Blog do CAAD: tendo como meta o cadastramento mínimo de 80% dos discentes nesse meio de comunicação, favorecendo a transparência e a rápida comunicação com seus principais parceiros, além de promover e entidade na “word wide web”’.
7.2.3. Email de Turma; ficará sobre responsabilidade do CAAD a criação de um email para cada turma, sendo este na categoria de email de grupo, no intuito de melhorar a comunicação.
7.2.4. Internet Sem Fio; estabelecer um ponto de acesso a internet sem fio no bloco de salas de aulas do curso, entrando de fato no era digital.
7.3. Atividades Extra-Curriculares: temos no período da tarde uma vacância de horários, pois nesse turno a Faculdade de Administração não possui nenhuma atividade curricular, portanto e de extrema importância preencher essa lacuna com tarefas extras para o aperfeiçoamento acadêmico e crítico do aluno.
7.3.1. Grupo de Estudo; atividade destina ao desenvolvimento geral do aluno, consistindo na reunião de um grupo de alunos, no máximo 12 participantes, que se prestarão a discussão de determinado tema na área da administração, em que terá uma periodicidade de encontro quinzenal, e em cada encontro um ou dois alunos ficarão responsáveis em guiar os demais num sub-tema já definido, o qua’l todos terão lido sobre o mesmo. Transcorrido o fim do semestre o grupo deverá ter escrito um artigo a ser apresentado. Podendo ser orientado por algum professor ou administrador.
7.3.2. Cine CAAD; com reuniões quinzenais, com um grupo, sem limite de capacidade, deverão discutir filmes, curtas e documentários na área da administração, ampliando a gama de conhecimento da área. Podendo ser orientado por algum professor ou administrador.
7.4. Eventos: a parte de descontração, divulgação e acadêmica, não será esquecida pelo CAAD, tendo importantes encontros.
7.4.1. Feira do Vestibular; organizado pela Pró-Reitoria de Ensino e Graduação da Universidade Federal do Pará, conta com o nosso apoio para sua elaboração. Tal evento tem a finalidade de orientar os futuros universitários a decidirem sua profissão.
7.4.2. Torneio de Integração; corresponde aos jogos de todas as modalidades, contribuindo para a aproximação entre turmas e alunos do curso, além de selecionar a seleção das modalidades para o torneio da universidade que acontece anualmente.
7.4.3. Festa de Integração; a comemoração do fim do semestre letivo, buscando a participação de todos os alunos para confraternizar
7.4.4. Semana dos Calouros; tem a intenção de receber os calouros, promovendo palestras e seminários mostrando as diversas facetas de nossos profissionais.
7.5. Política Acadêmica: proposta para estreitar a relação do centro com os estudantes, criando e reinventando suas relações.
7.5.1. Padrinho de Turma; cada membro ficará diretamente responsável por determinado turma, sabendo suas dificuldades e sucessos das mesmas.
7.5.2. Visitas Técnicas; angariar visitas técnicas em fábricas, escritórios ou em empresas, aproximando mais a realidade teórica com a realidade prática.
7.5.3. Política de Reconhecimento; reconhecer os melhores alunos e professores de cada turma, incentivando sempre a se destacar com luta e esforço.
7.5.4. Congregação do CAAD; um órgão consultivo criado para apresentar e pedir disposições para futuras tomadas de decisões, as quais precisam do conhecimento de todos.
7.5.5. Assembléia Geral; órgão máximo e deliberativo do Centro Acadêmico de Administração, tendo reuniões bimensais decidindo as futuras ações.