quinta-feira, 16 de junho de 2011

Inspiração: O jeito Buffett de administrar

Você já deve ter ouvido falar na Berkshire Hathaway, que é uma companhia americana que gerencia várias outras empresas, e é dirigida por Warren Buffett, um dos homens mais ricos do mundo. Recentemente, a companhia divulgou uma carta aos acionistas com os resultados e planos para os próximos anos. Em 2010, a Berkshire estimou geração de lucros de 12 bilhões de dólares depois de pagar todos os impostos. Em um dos parágrafos – o que eu mais gostei – Buffet descreve como é o trabalho dos executivos responsáveis por gerar riqueza para a companhia.

“Muitos de nossos diretores-executivos são independentemente ricos e trabalham somente porque amam o que fazem. São voluntários, não mercenários. Eles não são obrigados a fazer reuniões na sede empresarial. Eles simplesmente recebem uma carta minha a cada dois anos (copiada no relatório de 2010) e me telefonam quando querem. As vontades são diferentes: há gestores com quem não conversei no último ano, enquanto há um com quem converso quase que diariamente. Nossa confiança está nas pessoas em vez de no processo. O sistema ‘administrar bem, administrar pouco’ convém tanto a eles quanto a mim. Os diretores-executivos têm diferentes perfis. Alguns possuem MBA; outros nunca terminaram a faculdade. Alguns usam orçamentos e preferem fazer as coisas como manda o figurino; outros operam pelo instinto. Nosso time parece um composto de estrelas com estilos de jogos diferentes. Mudanças na equipe raramente são necessárias”.

Incrível como quando a gente faz o que gosta os resultados são positivos tanto para a empresa quanto para os funcionários. Também achei impressionante a confiança que Buffett tem na sua equipe. Não é à toa que ele é um dos homens mais ricos do mundo.


Fonte: Você S/A - Seu Bolso

125x125 Ads

Featured Content

Welcome Message

300x250 Ads

Encontre aqui