sábado, 14 de setembro de 2013

Dia Sustentável mobiliza o Naea nos 40 anos do Núcleo

Dia Sustentável mobiliza o Naea nos 40 anos


Na manhã desta sexta-feira, dia 13 de setembro, técnicos, estudantes e professores reuniram-se no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea) para o “Dia Sustentável”, quando foram plantadas cerca de 50 mudas de árvores frutíferas ao redor do prédio do Núcleo.  O ato foi alusivo aos 40 anos de fundação do Naea, comemorados este ano.
“Este é um momento importante para nós darmos início a proposta de ampliar aquilo que trabalhamos em sala para a sociedade, e nada melhor do que começar pela nossa própria casa. Além do plantio das árvores, estamos com o projeto de implantar o abastecimento de água do Naea com água da chuva e utilizar energia solar também”, disse o Diretor do Naea professor Dr. Fábio Carlos da Silva ao fazer a abertura do evento.
Segundo a secretária Executiva do Naea e organizadora do “Dia Sustentável”, Claudia Santiago, a iniciativa surgiu da sugestão de alguns técnico-administrativos da Biblioteca, de que se plantassem árvores ao redor do Núcleo para melhorar o microclima ao redor do prédio. Como já havia uma iniciativa parecida dentro da própria Universidade, no Instituto de Tecnologia, teve-se a ideia de fazer uma parceria para realizar o evento.
“Fomos encaminhados para Gina Calzavara, coordenadora do Espaço ITEC Cidadão, e ela sugeriu que nós fizéssemos, além da plantação das mudas, um lanche sustentável. Então, nós confeccionamos algumas canecas e blusas personalizadas e tivemos a ideia de fazer deste um evento alusivo aos 40 anos do Naea”, explica Claudia Santiago, destacando que esta é uma iniciativa que marca o início de uma série de mediadas que deverão ser tomadas para que o prédio do Naea seja mais sustentável.
Além do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará (ITEC), foram parceiros do “Dia Sustentável” o Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (Ideflor) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Juntos, eles doaram 80 mudas de árvores frutíferas para a realização do evento.
Para Larissa Carreira, mestranda do curso de Planejamento do Desenvolvimento do Naea, esta iniciativa é simbólica e importante por refletir o objetivo comum de construir um planeta mais sustentável. “Eu acredito que este ato é bastante simbólico para os 40 anos do Naea. É um gesto muito simples, mas representa o que a gente pensa, o que a gente estuda, o que a gente fica refletindo no dia a dia, nas nossas pesquisas, que é um planejamento sustentável da Amazônia.”, explica.
NAEA 40 anos – Fundado em 1973 como uma das unidades acadêmicas da Universidade Federal do Pará, o NAEA é, hoje, uma das maiores instituições que trabalham com desenvolvimento regional no Brasil e é referência nas temáticas relacionadas ao desenvolvimento na Amazônia. Em comemoração ao seu aniversário, além do Dia Sustentável, está sendo preparado para novembro deste ano um Seminário em alusão aos seus 40 anos.
Textos: Wanderson Cursino / CCDC-Naea
Fotos: Alexandre Moraes



Centro Acadêmico de Administração
Universidade Federal do Pará
2013

125x125 Ads

Featured Content

Welcome Message

300x250 Ads

Encontre aqui