Navega Saberes

4ª Edição Edital N° 11/2013
Edital Navega Saberes disponibiliza bolsas para utilização de Infocentro s
Contribuindo para a inclusão digital, a Pró-Reitoria de Extensão abre o Edital Navega Saberes/Infocentros, que disponibiliza bolsas auxílio para programas e projetos que contribuam para a cidadania digital, utilizando os recursos dos infocentros das Unidades Acadêmicas da UFPA para a extensão universitária, em conformidade com as Diretrizes do Plano de Extensão, constituída na indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão.
O edital estimula o uso de infocentros para como recurso para a realização de atividades acadêmicas supervisionadas e interdisciplinares de planejamento e intervenção social, em conformidade com as ferramentas gestadas pelo Estado como o Navega Pará/Infocentro, que propõem estes espaços com a função de democratização de conhecimento e de desenvolvimento de atividades sociais, tanto educacionais quanto culturais.
Desde sua criação, o Programa Navega Saberes foi implantado com o papel social de adequar-se a nova realidade, que na última edição contemplou 42 projetos e atendeu 70 discente com bolsas, conforme justifica o Pró-reitor de Extensão, Prof. Dr. Fernando Arthur de Freitas Neves, “devemos investir na adoção da cultura de tecnologia digital como parte da constituição de um novo programa de aprendizado associado à cultura cidadã”.
Propostas – Podem submeter propostas docentes e técnico-administrativos responsáveis pela coordenação, execução e avaliação dos programas ou projetos, que envolvam a participação discente para desenvolver treinamentos, cursos de pequena duração, performance e palestras dentro das áreas especificadas no edital.
Submissão – As propostas devem ser cadastradas no sistema online SISAE, com atas aprovação da subunidade acadêmica ou as referendum, homologadas pela Unidade, no período de 13 de maio a 2 de junho de 2013.
Maiores informações: 3201-7260 ou proex.dpp@gmail.com
Sobre
Este Programa exitoso na UFPA encontra-se amparado na diretriz nacional de prover à formação do estudante uma relação de contato técnico-científico e sócio pessoal, sob orientação e avaliação de docente tutor, cujo fim é tomar a realidade como um problema oferecendo a oportunidade de estreitar a relação transformadora entre a universidade e a sociedade.
Por meio da extensão, ocorre a troca entre os saberes, necessitando, porém, sistematizar a produção de conhecimento “resultante do confronto com a realidade, propiciando a efetiva participação da comunidade na atuação da universidade, com vistas ao desenvolvimento de sistemas de parcerias interinstitucionais” (DIRETRIZES DE EXTENSÃO DO PLANO NACIONAL DE EXTENSÃO).
Edições Anteriores
Fonte: Proex UFPA
http://proex.ufpa.br/PRINCIPAL/index.php/dpp-editais/62-navega-saberes
Centro Acadêmico de Administração
Universidade Federal do Pará
2013